Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Métricas - Pixabay
Créditos: Pixabay | iStock

O Departamento de Gestão e Editoração Científica (GesEC), vinculado ao Sistema de Bibliotecas (SBU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualizou o sistema de estatísticas que utiliza a plataforma Metabase. A nova atualização busca oferecer uma visão clara e detalhada sobre o desempenho e o impacto da produção acadêmica, fornecida pelos periódicos do Portal, auxiliando editores e a comunidade científica a monitorar a performance de suas publicações.

O sistema está dividido em quatro abas intuitivas. A primeira, “Geral”, oferece um panorama amplo das atividades do portal.

Metabase - Geral
Figura 1. Panorama geral | Fonte: Metabase (2025)

A segunda, “Acessos e Downloads“, foca diretamente no engajamento do público, permitindo que se acompanhe a quantidade de visualizações e downloads, métricas essenciais para medir o alcance do conteúdo científico.

Metabase - Acessos e downloads
Figura 2. Acessos e downloads realizados de 2015 a set. 2025 | Fonte: Metabase (2025)

Para uma análise mais específica, as abas “Edições” e “Artigos” fornecem dados granulares. A seção “Edições” permite avaliar o desempenho de fascículos inteiros, enquanto a aba “Artigos” oferece estatísticas detalhadas sobre cada trabalho individualmente.

Metabase - Edições
Figura 3. Panorama das edições | Fonte: Metabase (2025)
Metabase -Artigos
Figura 4. Panorama dos Artigos mais acessados, recebidos, rejeitados e publicados Fonte: Metabase (2025)

Com a atualização da plataforma Metabase, o Portal de Periódicos da UNICAMP fortalece a transparência e a curadoria de dados. O sistema oferece uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões editoriais e estratégicas, contribuindo para a avaliação do impacto da pesquisa e para o avanço da comunicação científica.

Deixamos nossos agradecimentos especial, a a analista Keite Duarte, da Diretoria de Tecnologia da Informa do SBU, que estudou o software, e aprimorou as funções para as nossas expectativas.

Ir para o topo