Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) celebra 30 anos de Edubase, uma base de dados de artigos de periódicos científicos nas áreas de Educação, Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins. Criada em 1994 pelo bibliotecário Gildenir Carolino Santos, então na Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, a Edubase nasceu com o objetivo de indexar os trabalhos acadêmicos do acervo da biblioteca.

Ao longo dessas três décadas, a Edubase passou por uma constante evolução, adaptando-se às mudanças tecnológicas e às demandas da comunidade acadêmica. Inicialmente desenvolvida em ambiente DOS, utilizando o software Micro CDS/ISIS, a base de dados migrou para o WWWISIS em 2001, e, em 2013, para a plataforma web, usando o software ABCD Library. Em 2020, a Edubase adotou o software DSpace, proporcionando maior interoperabilidade com outras plataformas, como o Open Journal System – OJS (Figura 1).

Software
Figura 1. Evolução dos softwares na Edubase (2025)

Hoje, a Edubase indexa mais de 60 títulos de periódicos científicos, com foco no movimento de acesso aberto, sem custos para indexação ou indicadores de impacto. A base utiliza o Vocabulário Controlado de Educação e Áreas Afins (VOCEA) para padronizar os assuntos indexados e segue as normas de referência da ABNT (NBR6023/2018) para citações. O DSpace garante a padronização dos metadados e a facilidade de operação (Figura 2). O registro no Centro Brasileiro do ISSN sob o número ISSN 1518-6385 e a indexação no Latindex e UlrichsWeb garantem maior visibilidade e acesso à base.

Edubase
Figura 2. Site da Edubase (2025) – https://edubase.sbu.unicamp.br

A Edubase representa um importante legado do SBU para a comunidade acadêmica e reafirma o compromisso da UNICAMP com o acesso aberto ao conhecimento em educação e áreas afins. A base de dados continua evoluindo para se adaptar às novas tecnologias e às demandas da comunidade científica.

Ir para o topo